sábado, 8 de maio de 2010

"O manto do Amor"


O amor [...] tudo suporta, [portanto, sempre protege]. 1 Coríntios 13:6,7


[...]Paulo empregou uma palavra rica aqui, o sentido de sua raiz é "cobrir ou guardar". Seus primos do lado substantivo da família são telhado e abrigo. Quando Paulo disse: " O amor [...] tudo suporta, [portanto, sempre protege]", talvez estivesse pensando na sombra de uma árvore ou no refúgio de uma casa. Ele podia até mesmo estar pensando em um manto.

[...]Lembra-se de ter recebido um? Você estava nervoso com o teste, mas o professor ficou até mais tarde para ajudá-lo. Você estava longe de casa e com medo, mas sua mãe telefonou para confortá-lo. Você era inocente e foi acusado, por isso seu amigo ficou para defendê-lo. Coberto com encorajamento. Coberto com cuidado de um coração terno. Coberto com proteção. Coberto com um manto de amor.

Todavia, seu mais excelente manto de amor vem de Deus. Nunca pensou em seu Criador como um confeccionador? Adão e Eva pensavam nele assim.

[...]O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher".

[...] Oh, o que não daria por um vislumbre daquele momento. Adão e Eva estão em seu caminho de saída do jardim. Foi-lhes dito para sair do jardim, mas, agora, Deus diz-lhes que parem. "Essas folhas de figueira", diz ele, balançando a cabeça, "jamais servirão".

E ele produz uma roupa. Mas ele não joga a roupa aos pés deles e diz-lhes para que se vistam. Ele mesmo veste-os. "Fique quieto, Adão. Vamos ver se serve."

Como a mãe vestiria o bebê. Como o pai fecharia a jaqueta do filho na pré escola. Como o médico poria o jaleco sobre a menina assustada. Deus os cobre. Ele os protege.

O amor sempre protege.

Ele não faz o mesmo por nós? Comemos nossa porção do fruto proibido. Dizemos o que não devíamos dizer. Vamos aonde nãoo devíamos ir. Pegamos frutos de árvores em que não devíamos tocar.

E quando fazemos isso, a porta se abre e a vergonha entra. E escondemo-nos. Costuramos folhas de figueira. Desculpas frágeis. Justificações diáfanas. Cobrimo-nos com boas obras, mas uma rajada do vento da verdade, e estamos nus de novo - totalmente nus em nosso fracasso.

Então, o que Deus faz? Exatamente o que fez para nossos pais no jardim. Ele derramama sangue inocente. Ele oferece a vida de seu Filho. E da cena do sacrificio, o Pai pega um manto - não a pele de um animal - mas o manto da justiça. E será que ele joga o manto na nossa direção e diz para que o modelemos? Não, ele mesmo nos veste. Ele nos veste com ele mesmo. "Os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram" Galatas 3:26,27.

O Paramentar é obra dele, não nossa. Você notou a passividade de Adão e Eva? Eles não fizeram nada. Absolutamente nada. Eles não pediram o sacrificio; eles não pensaram no sacrificio; eles nem mesmo se vestiram. Eles foram passivos no processo. Nós também somos[...].

Escondemo-nos. Ele procura. Trazemos pecado. Ele traz sacrificio. Experimentamos a folha da fiqueira. Ele traz o manto de justiça [...].

Deus nos veste. Ele nos protege com um manto de amor. Você olha sua vida em restrospectiva e consegue ver as cisrcuntânmcias da proteção de Deus?[...].

[...]Será que ele faz por nós o que fez pela mulher pega em adultério? Ele protegeu-a de ser apedrejada. E seus discipulos? Ele protegeu-os da tempestade. E o endemoninhado? Ele protegeu-os do inferno mesmo. Jesus protegeu Pedro até mesmo dos coletores de imposto priovidenciando o pagamento do imposto.

[...]"Como as aves dão proteção aos filhotes com suas asas, o Senhor dos Exercitos protegerá Jerusalém" (Isaias 31:5).

[...]Você conhece alguém que, como Adão e Eva, é culpado e está envergonhado? Você conhece alguém que precise de um manto de amor?

[...]Nunca ouviu uma fofoca a respeito de alguém que conhece? Nunca viu um chacal humano jantar um amigo caído?

[...]"O amor perdoa muitíssimos pecados" (1Pedro 4:8). O amor não expõe. O amor não fofoca. Se o amor dizer alguma coisa, são palavras de defesa. Palavras de bondade. Palavras de proteção.

[...]Conhece alguém que possa usar alguma proteção? Claro que você conhece. Então, dê esse proteção.

[...]Você recebeu o primeiro manto de amor? Então, arrume tempo para dar o segundo.



Trechos do capítulo 12 do livro "O AMOR ACIMA DE TUDO - MAX LUCADO".


Recomendo...



Nenhum comentário: